Início


Alunos


Empresas


Quem Somos


Pesquisar






Blog Informativo

5 dicas de como estimular os seus estagiários a vestirem a camisa da empresa











Por Malu Oliveira - 27/5/2019 (editado)
Analista de Marketing, mãe de pet e apaixonada pela vida.

5 dicas de como estimular os seus estagiários a vestirem a camisa da empresa

Já sofreu com a falta de engajamento da sua equipe de colaboradores? Ou ao menos já ouviu algum gestor reclamar disto? É importante saber que quando isso acontece, o motivo pode ser alguma questão da gestão organizacional, tendo em vista que a relação entre a empresa e seus colaboradores deve ser uma via de mão dupla para garantir os melhores resultados.


Pensando nisso, selecionei as principais dicas para que você saiba como engajar os estagiários da empresa e evitar que isso aconteça. Quer saber quais são? Confira abaixo.


1. Saiba reconhecer os estagiários


Um dos principais motivos da frustração dos estagiários é não ser reconhecido pela empresa, mesmo quando se esforça diariamente para alcançar os melhores resultados. Isso faz com que o colaborador fique sem saber se o trabalho feito está de fato superando as expectativas, ou mesmo se ele é importante o suficiente para o crescimento da empresa.


Pensando nisso, é importante que você reconheça as boas ideias, o parabenize quando atinge as metas e também o elogie esporadicamente (seja individual ou publicamente). Isso vai fazer com que ele fique empolgado e engajado para dar sempre o melhor de si pela empresa, fazendo com que ambas partes fiquem satisfeitas.


2. Ofereça um plano de carreira


Engane-se quem pensa que, durante o estágio, apenas a empresa estará de olho no desempenho do estagiário. O jovem também estará atento, de forma de avaliar se aquele ambiente realmente é o lugar certo para que ele invista seu tempo e energia para construir uma carreira duradoura.


Por isso, elabore um plano de carreira detalhado e o apresente para que ele fique ciente das possibilidades e o que ele teria que fazer para alcança-las. Ao tomar conta de que ele poderá evoluir dentro da instituição, dependendo apenas do seu próprio esforço, ficará mais fácil dele vestir a camisa, buscando sempre melhores resultados.


3. Estipule metas realistas


Uma boa maneira de estimular a equipe e fazer com que saiam da zona de conforto é propondo desafios, assim eles ficarão dedicados e empenhados para atingi-los. Porém, é importante atentar-se em planejar e estabelecer metas que os colaboradores possuam potencial para cumprir. Caso contrário, eles terão que ir atrás de uma meta que não irão conseguir bater, causando ainda mais a sensação de incapacidade e desânimo para os profissionais.


4. Incentive a boa relação entre seus colaboradores


Manter a sua equipe em harmonia é uma boa estratégia para fazer com que o estagiário se sinta parte dela. Por isso, estimule a cooperação entre os colaboradores e o bom relacionamento entre eles através de uma comunicação clara e eficiente. Outra questão importante é ter prontidão e desenvoltura para resolver possíveis conflitos que acontecerem na equipe.


5. Contribua para o desenvolvimento profissional


Incentivar o desenvolvimento profissional dos estagiários é um ponto determinante para que você garanta a qualidade de performance e alta produtividade em sua empresa, a fim de conquistar resultados cada vez maiores. Portanto, acompanhe de perto o desempenho de cada estagiário, ofereça programas de capacitação e feedbacks e sirva-se de bom exemplo profissional, estando sempre à disposição para retirada de dúvidas ou esclarecimentos.


Agora que você sabe como estimular os estagiários a vestirem a camisa da sua empresa, é hora de colocar o conhecimento adquirido em prática.


Caso esteja em busca do profissional ideal para contratar como estagiário em sua empresa, entre em contato conosco ou cadastre-se através do nosso site. Nós podemos te ajudar!





Posts relacionados: