Início


Alunos


Empresas


Quem Somos


Pesquisar






Blog Informativo

Saiba como garantir a efetividade no processo seletivo de estagiários











Por Malu Oliveira - 27/5/2019 (editado)
Analista de Marketing, mãe de pet e apaixonada pela vida.

Saiba como garantir a efetividade no processo seletivo de estagiários

A contratação de estagiários possui várias vantagens, que vão desde o baixo custo, até a possibilidade de moldar o profissional de acordo com a política da empresa (confira a lista completa no nosso post: “Saiba qual é a importância do estagiário para a sua empresa”.


Por isso, as empresas estão cada dia mais adeptas dessa prática e em busca dos jovens profissionais. Mas, o que muitos podem não saber é que, se o processo seletivo não for realizado adequadamente, você não irá usufruir de todos os benefícios e poderá arrepender-se da contratação.


Separei algumas dicas que irão garantir um bom processo seletivo e a assertividade na escolha do novo estagiário. Confira abaixo:


1. Defina os atributos da vaga


O primeiro passo após decidir pela contratação de um novo estagiário é definir quais serão as atividades realizadas e o que você espera dele. Pode até parecer meio óbvio, mas é de fato um dos pontos principais, já que, se você não souber detalhadamente quais são estes atributos, você pode acabar escolhendo algum candidato que não atende completamente às suas expectativas, e isso só vai ficar em evidência no dia-a-dia da empresa.


Então, especifique os conhecimentos, habilidades, traços de personalidade, atributos pessoais e valores que você espera que o estagiário possua e lembre-se de avalia-lo em todos os sentidos durante todo o processo: através do currículo, no primeiro contato e principalmente no momento da entrevista.


2. Planeje as etapas do processo


Definir as etapas do processo é outro ponto importante a se fazer antes de inicia-lo. Estipule quais serão as atividades, ferramentas e profissionais envolvidos. Caso você selecione muitos candidatos, faça uma dinâmica em grupo, assim você economiza tempo e já conhece um pouco de cada um, facilitando na escolha de quem será aprovado para a próxima etapa.


Considere incluir ao processo: testes de perfil e identificação de valores, testes orais, resolução de cases e/ou apresentações presenciais ou virtuais para que você consiga ter um bom conhecimento sobre o perfil, habilidades e experiências dos candidatos.


3. Seja claro e específico na descrição da vaga


Nesse momento você já tem em mente o que espera do candidato, certo? Então o próximo passo é descrever a vaga. Mas tenha cuidado: vagas que não são especificadas corretamente acabam atraindo muitos candidatos que logo são dispensados por não atender aos requisitos. Isso irá demandar muito tempo da empresa que terá que analisar vários currículos em vão, além de causar certa frustração aos jovens que são dispensados do processo sem sequer saber o porquê eles não se encaixaram para a vaga. Portanto, para encontrar o candidato ideal, descreva todas as informações e requisitos sobre a vaga da forma mais clara e detalhada possível.


4. Defina onde irá divulgar a vaga


Divulgar a vaga nos locais corretos é essencial para captar bons candidatos. Há algumas opções que costumam dar um bom retorno, como: site e redes sociais da empresa, portais das universidades, grupos específicos de vagas ou fazer o recrutamento um a um através de perfis no LinkedIn.


Porém, todas as opções listadas acima vão requerer bastante tempo e determinação por parte da empresa, já que esse processo de divulgação costuma ser demorado e a seleção dos melhores currículos ainda mais.


Pensando nisso, várias empresas estão optando pela contratação dos serviços da Quero Estágios para esta etapa do processo.  Assim eles conseguem poupar todo o tempo que iriam gastar durante a busca e escolha dos candidatos, como também terão a garantia que só serão enviados candidatos com perfis condizentes à vaga, já que temos equipe de profissionais altamente capacitada para fazer essa triagem.


Caso você tenha o interesse em contratar os nossos serviços, a fim de encontrar o candidato ideal de forma rápida e segura, entre em contato conosco ou cadastre-se aqui em nosso site. 


5. Tenha respeito com os candidatos


O respeito e cuidado com os candidatos também são essenciais para garantir o sucesso. E isso inclui ser pontual, providenciar um ambiente adequado para realizar a entrevista, bem como comunicar-se de forma clara e pessoal com cada um deles durante o processo.


Essas medidas irão, além de estreitar a comunicação, passar uma boa imagem sobre a empresa, tendo em vista que a maioria dos lugares não possuem este cuidado e sequer dão retorno aos candidatos.


Espero que as dicas tenham sido valiosas e que o seu processo em busca do novo estagiário para a sua empresa ocorra da melhor maneira possível. Se ficou alguma dúvida sobre o assunto ou sobre os serviços prestados pela Quero Estágios, não se hesite em entrar em contato conosco através do e-mail, WhatsApp ou Redes Sociais. Estamos à disposição para esclarecimentos.






Posts relacionados: