Início


Alunos


Empresas


Quem Somos


Pesquisar






Blog Informativo

12 dicas de como se concentrar na hora do estudo











Por Malu Oliveira - 8/2/2019
Analista de Marketing, mãe de pet e apaixonada pela vida.

12 dicas de como se concentrar na hora do estudo

Você é daquele tipo de aluno que não consegue manter o foco e a concentração na hora dos estudos? Isso é bastante comum, mas o que a maioria dos universitários não sabe é que as causas que fazem com que isso aconteça costumam ser bem simples e podem ser facilmente corrigidas.

Aproveitando a volta às aulas, nós reunimos 12 dicas para que você combata a falta de concentração e tenha um rendimento melhor durante os estudos. Se liga:

Dica #1 Crie hábitos que te coloque no ritmo

Crie hábitos que irão te ajudar a ficar no ritmo de estudo. Como por exemplo: pratique de atividades físicas, tome um banho relaxante, ouça músicas que te acalme... Enfim, busque escolher, dentre as opções, aquela que irá te relaxar e esvaziar sua mente para te deixar bem tranquilo para iniciar os estudos.

Dica #2 Preste atenção no seu relógio biológico

Reparar qual é o seu rendimento durante o dia é essencial. Se você se desenvolve melhor a noite, não adianta você querer acordar cedo para estudar, pois não terá bom rendimento. Mas, se o que acontece com você é o contrário disso e você costuma sentir sono cedo, não se force ficar acordado até tarde (com ajudinha de energéticos e cafeína), já que sua mente não terá bom funcionamento para gravar as informações.

Dica #3 Fique offline

Uma coisa é fato: a internet é uma das principais distrações que te impedem de concentrar em outros afazeres. Por isso, durante os estudos, desligue a internet do seu smartphone e deixe-o longe, assim você só irá mexer caso receba alguma ligação. Ah, e quando tiver estudando através do computador, contenha-se e não desvie a atenção para as redes sociais ou sites de entretenimento, deixe isto para o seu horário de lazer.

Dica #4 Evite os estudos em grupo

Existem dois empecilhos que podem prejudicar nos estudos quando feitos em grupo. O primeiro deles é que sempre irá existir alguma conversa paralela que vai tirar o foco, e o segundo é que cada pessoa possui um ritmo diferente de estudo, então dificilmente o ritmo adotado irá agradar a todos. Caso você faça questão de estudar com os colegas, tente ao menos diminuir a frequência, marcando apenas uma vez por semana para que os outros dias fiquem livres para você estudar sozinho.

Dica #5 Sente longe dos amigos durante as aulas

Acreditamos que essa atitude é a mais difícil da lista, mas é importante que você faça, pois ao sentar com pessoas do seu círculo de amizade, você acaba sendo distraído durante a aula e isso irá prejudicar bastante na sua aprendizagem. Portanto, deixe o momento de conversa e descontração para o intervalo, assim você irá escutar tudo o que for dito pelo professor e ficará mais fácil de estudar sobre o assunto depois.

Dica #6 Cuide do seu sono

Ter uma boa noite de sono é extremamente importante, já que o sono regular vai te ajudar no aprendizado e na concentração, além de te dar mais disposição para encarar os afazeres diários. Por isso, não deixe que a internet ou televisão te atrapalhe e crie o hábito de dormir entre 7 e 8 horas por noite.

Dica #7 Exercite-se

É sempre bom ter uma válvula de escape para evitar que o estresse te atrapalhe. A atividade física é uma excelente opção para isso, já que vai liberar o estresse, vai fazer com que você gaste energia e vai ainda te deixar relaxado para que, na hora do estudo, você esteja com o corpo e mente tranquilos.

Dica #8 Deixe água e petiscos por perto

Ter água e petiscos ao seu alcance é uma dica legal para que, caso sinta fome ou sede, você não precise interromper os estudos e correr o risco de perder o foco. Algumas opções são: frutas, castanhas, amendoins ou qualquer coisa pequena que poderá aliviar a sua fome enquanto estuda.

Dica #9 Faça intervalos

Da mesma forma que estudar pouco vai ser prejudicial para o seu aprendizado, estudar continuamente por muito tempo também. Por isso, faça intervalos entre os estudos (de 2h em 2h, por exemplo) para garantir que o seu rendimento e produtividade não sejam afetados.

Dica #10 Se tiver cansado, descanse

Teve um dia corrido, com muitas atividades e está cansado? Então a melhor opção é ir descansar e se programar para lidar com a matéria nos próximos dias, já que a mente cansada vai impossibilitar que você tenha o rendimento esperado durante os estudos.

Dica #11 Mantenha o ambiente de estudo organizado

Deixar o espaço organizado vai diminuir as chances de você se distrair, por isso, tire de perto tudo que não for utilizado, como: celular, livros de outras disciplinas, computador (caso não esteja estudando por ele) e concentre-se apenas no seu material de estudo.

Dica #12 Tenha um cronograma de estudos

Ter muitas matérias para estudar é uma das questões que mais atrapalha o estudante, pois poderá causar certo desespero e sensação de que não irá dar conta. Por isso, é bem importante manter a calma e fazer uma coisa de cada vez. Tenha um cronograma para separar as matérias e assuntos que você irá estudar em cada dia e tente focar somente no momento, deixando as outras disciplinas para outro momento. Dessa forma, o estudo torna-se mais fácil e organizado.

Agora que você sabe as principais dicas para se concentrar na hora do estudo, lembre-se de segui-las e obtenha mais sucesso. E ó, não deixe a matéria acumular, viu? Isso vai fazer com que você tenha menos tempo e mais conteúdo para abstrair de uma só vez.

Desejamos que o seu semestre na faculdade seja bem produtivo e que você adquira muito conhecimento. Caso queira coloca-los em prática através de um estágio, não deixe de se cadastrar em nossa plataforma para que possamos te ajudar a encontrar a vaga ideal.

Bons estudos e até o próximo post.





Posts relacionados: