Início


Alunos


Empresas


Quem Somos


Pesquisar






Blog Informativo

Você sabe qual é a real importância do estágio? Descubra aqui!











Por Malu Oliveira - 11/1/2019 (editado)
Analista de Marketing, mãe de pet e apaixonada pela vida.

Você sabe qual é a real importância do estágio? Descubra aqui!


Quando o jovem ingressa na faculdade, uma das suas maiores vontades é arrumar um estágio. Alguns por questões financeiras, outros por quererem adquirir experiências práticas ou por ambos os motivos. Mas o que a maioria deles não sabe é que a importância vai muito além disso.

O estágio está diretamente relacionado ao amadurecimento do aluno e ao desenvolvimento de habilidades que são essenciais para a carreira profissional. A maneira com que o estagiário lida durante esta experiência pode ser determinante para próximas oportunidades, ou até mesmo para efetivá-lo ao cargo.


Pensando nisso, decidimos listar aqui como ele contribui para que você tenha sucesso durante a sua carreira profissional. Vem com a gente!


1. Fornece experiência profissional através de habilidades práticas


O estágio tem como objetivo principal fornecer ao estudante uma experiência profissional para que ele possa exercer tudo aquilo que estão aprendendo na faculdade, bem como adquirir novos conhecimentos e habilidades práticas.

Isso se dá devido ao fato de que no dia-a-dia da empresa, o estagiário vai lidar com situações que dificilmente são ensinadas em aula, como: organização, respeito à hierarquia, relacionamento e comunicação com os colegas de trabalho, pontualidade, gestão de tempo, responsabilidade e confiança.


2. Você conhece mais sobre a área de atuação


Uma coisa é fato: existe uma enorme diferença entre aprender sobre a área e vivenciá-la. Com a vivência, torna-se possível ter contato com o dia-a-dia da profissão e isso te fará perceber se realmente se identifica ou não. Por exemplo, não é incomum casos de pessoas que faziam algum curso e, após ter o contato prático com a área de atuação através do estágio, optou por desistir.

Outra importância do estágio é sobre poder conhecer e explorar mais aprofundado sobre as diversas áreas de cada profissão, já que, com uma única formação, você poderá trabalhar com diversos ramos de atividades. Pensando por esse lado, é recomendável que você faça mais de um estágio em áreas e empresas de segmentos diferentes, assim fica mais fácil de se decidir qual foi o que você mais se identificou para que você possa se especializar.


3. Networking


O termo networking é bastante conhecido no mercado de trabalho e se diz sobre a relação entre profissionais do ramo, que é bastante positiva, seja para uma próxima oportunidade profissional, como também para a troca de experiências e conhecimentos. 

O hábito de se fazer networking é muito importante para a sua carreira e ele deve ser iniciado o quanto antes. O momento do estágio é ideal para isso, uma vez que o aluno estará rodeado de profissionais experientes da área que poderão passar os conhecimentos e dicas sobre a sua nova profissão. 


4. Garante a sua autonomia financeira


Os estágios, em sua maioria, são remunerados fazendo com que as empresas paguem mensalmente uma bolsa pré-estabelecida ao estagiário, assim como também lhe concede o direito de férias remuneradas.

Com isso, o estagiário passa a ter certa autonomia e liberdade financeira, podendo inclusive investir em cursos profissionalizantes mais específicos para adquirir ainda mais conhecimentos em sua área de atuação.


5. Oportunidade para construção de carreira


O estágio, além de ser sua porta de entrada na vida profissional, também é uma grande oportunidade para se construir uma carreira de sucesso. Existem pessoas que entram em uma empresa como estagiário e, ao longo da carreira, conseguem alcançar o maior cargo hierárquico da empresa, veja alguns exemplos:


• Rodrigo Kede – Presidente da IBM América Latina: ingressou na empresa como estagiário e, após anos de trabalho, tornou-se o presidente mais jovem da IBM no Brasil. Após um período, Rodrigo resolveu sair da empresa para assumir a presidência da Totvs, porém, em 2016, acabou retornando e atualmente ele comanda a IBM da América Latina.

• Alain Belda – Ex-Presidente da Alcoa: no caso de Alain, ele era estagiário de administração quando recebeu a oportunidade de ingressar-se na Alcoa. Conseguiu construir sua carreira e, após trinta anos, tornou-se o presidente mundial da organização.

• Adilson Primo – Presidente da Siemens do Brasil:  iniciou-se a sua carreira como estagiário de engenharia e, após ir se promovendo aos cargos dentro da instituição, conquistou a presidência da companhia.


E aí? Agora deu pra saber qual é a importância de estagiar durante a faculdade? 😊 Esperamos que sim. Se tiver ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato com a gente. Nossa equipe está sempre disposta para te ajudar.

Ah, e não se esqueça: na hora de buscar o estágio ideal, com a Quero Estágios não tem dor de cabeça e nem enrolação. Cadastre-se o seu currículo gratuitamente que nós te ajudaremos a encontrar.


Até o próximo artigo. Tchau, tchau!






Posts relacionados: