Início


Alunos


Empresas


Quem Somos


Pesquisar






Blog Informativo

5 práticas que se deve adotar para trabalhar com estagiários











Por Malu Oliveira - 27/5/2019 (editado)
Analista de Marketing, mãe de pet e apaixonada pela vida.

5 práticas que se deve adotar para trabalhar com estagiários

Os benefícios de ter um estagiário na equipe são muitos, que vão desde o baixo custo de contratação até a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento profissional. E não é à toa que as empresas estão cada vez mais adeptas a isso.


Portanto, para garantir que essa contratação seja realmente favorável e que o trabalho ocorra da melhor maneira possível, torna-se necessário adotar algumas boas práticas. Confira abaixo quais são elas:


1. Contrate estagiários que estejam aptos para exercer a função


Você já imaginou se um escritório e advocacia resolver contratar um estudante de medicina para auxiliar na organização de processos judiciais? Certamente não dará certo. Antes de contratar um estagiário, tenha em mente que a área de atuação do estagiário deverá ser a mesma que ele está cursando. Afinal das contas, o principal do objetivo é exatamente esse: proporcionar aos estudantes uma oportunidade de completar os aprendizados teóricos com atividades práticas do dia-a-dia da profissão.


2. Atente-se aos horários


O estagiário precisa conciliar o trabalho com os estudos. Por isso, é comum que ele tenha uma carga horária inferior aos funcionários efetivos da empresa (variando entre 20 e 30 horas semanais). Tome cuidado para que o tempo seja respeitado e não permita que ele trabalhe a menos ou a mais do que o que foi descrito no termo de estágio.


3. Não os submeta a funções que não são compatíveis


Muitos empresários acreditam que o estagiário precisa fazer o papel de assistente pessoal. Porém, isso não é verdade e inclusive não é permitido. Então cuidado: nada de pedi-lo para fazer o cafezinho, buscar o lanche na padaria ou coisas do tipo. Direcione a ele apenas afazeres apenas em atividades que envolvam a sua área de estudo, contribuindo para o crescimento da empresa e para a formação do profissional.


4. Defina o plano de carreira


O contrato de estágio tem um prazo máximo de até dois anos. Dessa forma, é imprescindível que a empresa defina o plano de carreira aos estudantes e torne-o claro para que o estagiário fique ciente se tem chance ou não de ser efetivado como funcionário após o cumprimento do contrato.


5. Organize as tarefas


Atribuir responsabilidades aos estagiários, assim como faz com os outros funcionários, é uma prática permitida e indicada. Porém, devido o fato de terem uma carga horária reduzida, torna-se necessário que o estagiário tenha uma rotina bastante organizada para que ele consiga entregar as tarefas em tempo hábil, garantindo assim a sua produtividade.


Ao adotar essas práticas, você vai conseguir explorar ainda mais dos benefícios que o estagiário irá proporcionar a sua empresa, como também fará que a oportunidade seja ainda mais valiosa a ele.


Caso você ainda esteja em busca do estagiário ideal para a sua empresa, não se hesite de entrar em contato conosco ou de se cadastrar através do nosso site que te apresentamos os serviços da Quero Estágios.





Posts relacionados:


5 dicas de como estimular os seus estagiários a vestirem a camisa da empresa


Medidas necessárias para formalizar a contratação do estagiário